Pinheiros, São Paulo | cj 46
Obstetrícia
Fisioterapia para gestantes
A fisioterapia exerce um papel fundamental em cada fase da gestação, sempre visando à melhora da saúde e do bem-estar da mulher. Atuamos no pré-natal, no preparo para o parto e no puerpério.
No pré-natal, trabalhamos todo o corpo da gestante para prevenir, tratar e ajudar na reabilitação de possíveis disfunções, desconfortos, dores ou lesões que podem ser vivenciadas nesse período.
Para tanto, realizamos exercícios de consciência corporal e perineal, treino da respiração, exercícios de relaxamento, mobilizações pélvicas, massagens (ex.: drenagem linfática manual), entre outros.
Já no preparo para o parto, a fisioterapia utiliza vários recursos para conscientizar, fortalecer, relaxar e alongar os músculos do assoalho pélvico. Assim, a gestante entra em contato com o seu corpo para a grande chegada! Os recursos utilizados, além de todos aqueles já trabalhados no pré-natal, incluem, também, a massagem perineal e o uso do EPI-NO (aparelho que atua no alongamento da musculatura do assoalho pélvico).
No puerpério, a fisioterapia auxilia na recuperação da mulher. Além de prevenir e/ou tratar possíveis sequelas da gestação (ex.: diástase dos músculos retos abdominais) e parto, também prepara a musculatura do assoalho pélvico para o retorno da função sexual sem dor.
Os principais benefícios da Fisioterapia na gestação são:
- Melhora da capacidade respiratória
- Ganho de consciência corporal
- Redução de inchaços
- Diminuição das dores nas articulações (lombar, pelve, mãos, pés e pernas)
- Prevenção da incontinência urinária
- Redução das chances de realizar episiotomia (corte na região do períneo)
- Redução no tempo de expulsão do bebê
- Fortalecimento dos músculos abdominais e perineais no pós-parto
Cada atendimento é individualizado e requer uma avaliação inicial para a adequação do tratamento.
R. Teodoro Sampaio 407, Pinheiros. São Paulo – SP
Conjunto 46 | 4° andar
© 2020 Todos os direitos reservados EPTFISIO