dispareunia

dispareunia-eptfisio

Você tem dor durante a relação sexual? Se sua resposta foi sim, acredito que isso seja um grande problema em sua vida, até porque o sexo tem que estar ligado ao prazer, cumplicidade e erotismo. Sexo sempre tem que ser bom!

A DISPAREUNIA é uma dor que pode ser vivenciada no início, durante ou após a atividade sexual. Ela acomete cerca de 18% das mulheres brasileiras, podendo afetar seu emocional, ou mesmo levar a uma depressão.

Mas isso tem tratamento! A fisioterapia pélvica, junto com outros profissionais da saúde, podem te ajudar.

A dor é classificada de duas formas: (i) superficial, quando o desconforto é sentido na entrada da vagina; (ii) ou de profundidade, quando há a presença de dor pélvica.

As CAUSAS que podem levar a dor na penetração (DISPAREUNIA) são:

• Vaginismo: contração exacerbada dos músculos da vagina.
  • Vulvodínia: dor e ardência/queimação na vulva.
  • Endometriose: inflamação no fundo do canal vaginal.
  • Atrofia vaginal: mais comum na menopausa, quando ocorre um ressecamento vaginal, ou no pós parto, principalmente durante a amamentação. Ambos, relacionados a questões hormonais.
  • Cistite ou Infecção Urinária: sensação de desconforto quando a bexiga está  inflamada.

Assim, depois de excluir os fatores orgânicos (onde só o médico poderá dar o diagnóstico), a fisioterapia irá ajudar essa paciente a conhecer mais o seu corpo, através de técnicas de relaxamento e respiração, conscientização corporal e perineal, alongamento da musculatura do assoalho pélvico, terapia manual, uso de dilatadores vaginais, laser terapêutico, eletro analgesia, entre outros.

Melhorando essa dor, com certeza a mulher conseguirá se conhecer melhor, ficando mais feliz e o sexo voltará a dar PRAZER!