Pinheiros, São Paulo | cj 46
Vaginismo
Vaginismo é uma contração involuntária dos músculos do terço inicial da vagina, tornando a penetração impossível e/ou dolorosa. Este reflexo vaginal involuntário pode ser desencadeado por tentativas de intercurso sexual com a entrada ou a aproximação do pênis à vagina e/ou pela aproximação de objetos como, por exemplo, absorventes internos, exames ginecológicos e até mesmo seus próprios dedos.
O Vaginismo pode ser classificado conforme a época do aparecimento:
Primário – ocorre quando a mulher tem dor desde a primeira relação. Nesse caso, está mais relacionado a um mecanismo psicossomático.
Secundário – ocorre quando a mulher já teve relação sexual com penetração sem dor ao longo da vida, e, a partir de determinado momento, ela desenvolve o vaginismo. Nesse caso, pode ser decorrente de um trauma, uma perda, abuso sexual, entre outros.
Independente da causa, essa contração involuntária funciona como um ciclo: medo da dor, ansiedade, contração e dor. Podemos dizer que o vaginismo sempre tem uma questão psicológica associada, seja como causa, seja como consequência.
O tratamento nesses casos é interdisciplinar, envolvendo a fisioterapia, a psicologia, e a ginecologia. A fisioterapia pélvica pode ajudar – e muito, fazendo com que a mulher aprenda a relaxar a musculatura do assoalho pélvico, aumentando o fluxo sanguíneo nessa região – que está tensa, e, consequentemente, impedindo a oxigenação dos tecidos.
Isso ocorre através de técnicas específicas, como a massagem perineal, alongamento da musculatura ao redor da pelve e períneo, mobilizações de quadril, uso de dilatadores vaginais, eletroanalgesia e técnicas de relaxamento.
Mas o importante é saber que o vaginismo tem 100% de cura e você pode sim ter uma vida normal e sem dor!
R. Teodoro Sampaio 407, Pinheiros. São Paulo – SP
Conjunto 46 | 4° andar
© 2020 Todos os direitos reservados EPTFISIO