Uroginecologia

uroginecologia-eptfisio

Você tem vontade de urinar toda hora? Perde urina quando faz algum tipo de esforço? Você pode estar com incontinência urinária e a fisioterapia pélvica pode te ajudar!

Incontinência urinária é qualquer perda de urina.  Ela pode ocorrer em ambos os sexos, porém as mulheres são as mais afetadas. Muita gente acha que é “normal” perder um pouco de xixi quando faz algum esforço, ou durante a gravidez, por exemplo, mas perder urina NUNCA É NORMAL! 

Existem dois tipos principais: Incontinência urinária de esforço e Incontinência urinária de urgência.

Incontinência Urinária de Esforço

Como o próprio nome diz, ocorre quando se perde urina durante a realização de algum esforço. É aquela sensação de que a urina “escapou” ao espirrar, tossir, dar risada, ou mesmo durante a realização de atividades físicas, como por exemplo, numa aula de Jump, Crossfit, e até mesmo numa corrida.

Incontinência Urinária de Urgência

Conhecida também como bexiga hiperativa, ou bexiga nervosa, ocorre quando há perda involuntária de urina associada à urgência. É aquele desejo súbito, repentino e urgente de urinar, difícil – ou quase impossível – de adiar. Ir 8 vezes ou mais ao banheiro ao longo do dia, já é um sinal de alerta.

Incontinência Urinária Mista

São situações em que os dois tipos de incontinência, explicados anteriormente, estão presentes ao mesmo tempo.

Estatisticamente falando, uma a cada 25 pessoas tem incontinência urinária e a fisioterapia deve ser o tratamento de primeira escolha para qualquer tipo de incontinência.

A fisioterapia uroginecológica irá atuar na reeducação da bexiga, no aprendizado do fortalecimento e no relaxamento muscular, melhorando a função perineal.

As técnicas mais utilizadas são os exercícios de fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico (popularmente conhecido como exercícios de Kegel), cinesioterapia, uso de cones vaginais, eletroestimulação e, claro, orientações comportamentais, como mudanças de hábitos com relação da ingesta hídrica ou sobre alimentos irritantes, posicionamento correto para urinar, entre outros.

Lembrando que cada atendimento é individualizado e requer uma avaliação inicial para a adequação do tratamento.

– Cada atendimento é individualizado e requer uma avaliação inicial para uma adequação do tratamento.

© 2020 Todos os direitos reservados EPTFISIO

× Como podemos te ajudar?